Pesquisar sobre postagens antigas do Blog

Siga o Blog, nas redes sociais

sexta-feira, 20 de junho de 2014

Conhece a Borrachalioteca?



Desde agosto de 2002 a borracharia do “Joaquim Borracheiro”, no município de Sabará, vem perdendo cada vez mais espaços para os livros. Não que o Joaquim que dá nome ao negócio seja um leitor assíduo, mas devido à Borrachalioteca, criação do seu filho Marcos Túlio Damascena, os pneus agora têm companhia.

Marcos teve a idéia de utilizar parte do pequeno espaço da borracharia do pai “para dividir o gosto pela literatura, servir a comunidade e fazer mais leitores”, como ele mesmo conta.

O marco inicial foram 81 livros doados pela Biblioteca Pública de Sabará. Hoje o acervo da Borrachalioteca conta com mais de 10mil livros. Chega a ser difícil locomover-se no local. As frágeis e compridas estantes, cobertas de livros, escondem completamente as paredes e passam a sensação de já não suportarem o peso depositado sobre elas. “No início era apenas uma prateleira perto da entrada..." conta Damascena.

Perguntado sobre a razão do sucesso da sua iniciativa, Marcos Damascena acredita que a Borrachalioteca deu tão certo por fugir do modelo das bibliotecas comuns, ambientes rígidos e silenciosos. “O ambiente daqui é muito mais familiar e livre do que o de uma biblioteca normal”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário